O GESTAR É MAIS QUE UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. FUNCIONA COMO UM LABORATORIO, CUJA A MATERIA PRIMA SÃO AS EXPERIENCIAS DAS COMPETENCIAS SOCIOCOMUNICATIVAS SOCIALIZADAS ATRAVÉS DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS DO LIVRO TP3, do AVANÇANDO NA PRATICA EM SALA, ORIENTADADAS PEL0 PROFESSOR.
A ESCOLA ATUAL PREOCUPA-SE EM CONDUZIR A PRATICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A REFLEXÃO DA LEITURA, DA ESCRITA COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR OS CONHECIMENTOS LINGUISTICOS,PRÉVIOS E INTERACIONAIS,EVITANDO ASSIM,O ESTUDO DA LÍNGUA DE FORMA FRAGMENTADA, FUNCIONANDO COMO UM IMENSO ENTRAVE À AMPLIAÇÃO DAS COMPETENCIAS DOS ALUNOS.
Do TP3, os profºs trabalharam o "gênero fábula" com os alunos, fazendo uma reescritura da mesma,substituindo a moral da historia por um proverbio adequado a situação em que os fatos sucederam.
Sabemos que o desafio dos docentes está em criar situações em sala de aula que permitam aos alunos a apropriação dessa diversidade de gênero e não ficando limitados apenas aos livros didáticos. É preciso que os professores promovam atividades em que os alunos leiam textos nos seus respectivos suportes. Os gêneros textuais sirvam de ferramenta essencial na socialização do aluno , uma vez que o mesmo deveria ser capaz de depreender que os gêneros textuais estão relacionados a certa formação sociais intimamente ligadas.
Outro momento reflexivo e pertinente à formação continuada, foi a construção da oficina do TP3,unid.12 pelos cursistas, colocando em prática a ESTRATEGIA DA LEITURA:SELEÇÃO, ANTECIPAÇÃO, INFERENCIA E VERIFICAÇÃO. Objetivos esses visando o papel do leitor enquanto construtor de sentido.
AULÃO
aulão
oficina de CORDEL
Consolidação da oficina
Oficina: Cordel
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário