Trabalhamos com oficinas o TP6 cuja temática foi:"ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEMNO PLANO DA ESCRITA E DA ORALIDADE."
Primeiro momento foi solicitada pela formadora a participação de quatro cursistas, para fazer parte da mesa redonda, colocada no centro da sala, enquanto os demais permaneceram nos seus lugares apreciando as colocações que eram feitas sobre: ARGUMENTAÇÃO,PERSUADIR E CONVENCER.( 10min.)
Em seguida, o debate foi estendido aos demais para que tirassem suas dúvidas ou até mesmo trocas de conhecimentos . Ó gestar bom!!! Foram poucos minutos de partilhas de conhecimentos prazerosos.
Vimos que todo argumento tem propósito, seja consciente ou inconsciente, explícito ou implícito, mudar o comportamento do receptor de forma positiva ou negativa, dependendo do interesse do emissor. E que nós professores, diariamente manifestamos esse desejo de persuadir nossos alunos, envolvendo-os na construção das competências, através do processo argumentativo de maneira plausíveis ou concretos de forma persusivas e convencentes.
Ah! o bicho pegou. Porque cada um que quisesse puxar brasa para sua sardinha e daí as produções textuais foram as mais criativas possíveis. Finalizada a apresentação , chegamos ao concenso de que os argumentos não só podem se basear em fatos concretos,como também , aplausíveis que atinjam a vontade e os sentimentos do leitor. E com isso novas oportunidades surgiram para estudarmos outros tipos de argumentos:de autoridade, raciocínio lógico que por sinal, um dos cursistas apresentou slides contendo vários silogismos engraçadíssimos.
No terceiro momento,"TRABALHAMOS COM LITERATURA PARA ADOLESCENTES E AS BOAS FORMAS DE EXPLORARAR A LITERATURA NA ESCOLA."
Creio que essa oficina mexeu muito com a imaginação dos nossos cursistas que se encontravam bastante exaustivos, pois passavam das 14h. Sintam o drama!!! foi uma forma que encontrei de acordá-los, à realidade das práticas pedagógicas dos alunos.
Primeiro passo, alguns nomes de escritores clássicos e modernos contendo alguns títulos de suas respectivas obras, foram colocadas numa folha de cartolina, distriuídas pelo chão.
Segundo passo, os cursistas circularam entre as folhas de cartolinas, fazendo a opção desejada do escritor , sua obra e a série que iriam trabalhar.
Terceiro passo, foi solicitado aos colegas que preparassem uma atividade motivadora, criativa, fugindo um pouco dos estilos tradicionais, a fim de promover conhecimentos a serem trabalhados posteriormente.
Sugestões em respostas aos trabalhos pelos cursistas foram:
*Entrevistas com o escritor;
*Dramatização através de um monólogo;
*Trabalhos ilustrativos;
*Apresentação do resumo da obra através de poemas;
*Etc.
Quarto momento, os colegas resolveram executar as atividades em grupo, e foi tudo de bom o resultado da socialização dos nossos trabalhos, porque foram sugindo outras sugestões...
Conclusão: No final do encontro, avaliamos os trabalhos desenvolvidos, pensando na realidade do aluno, considerando seus conhecimentos sócio comunicativos e os linguísticos.
AULÃO
aulão
oficina de CORDEL
Consolidação da oficina
Oficina: Cordel
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário