AULÃO

AULÃO
ENCONTRO GESTAR II

aulão

aulão
encontro gestar II

oficina de CORDEL

oficina de CORDEL
Apresentação dos alunos do Fernando Mota

Consolidação da oficina

Consolidação da oficina
GÊNERO CORDEL

Oficina: Cordel

Oficina: Cordel
auditório do Fernando Mota

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fomação Continuada gestar II

Trabalhamos com oficinas o TP6 cuja temática foi:"ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEMNO PLANO DA ESCRITA E DA ORALIDADE."

Primeiro momento foi solicitada pela formadora a participação de quatro cursistas, para fazer parte da mesa redonda, colocada no centro da sala, enquanto os demais permaneceram nos seus lugares apreciando as colocações que eram feitas sobre: ARGUMENTAÇÃO,PERSUADIR E CONVENCER.( 10min.)
Em seguida, o debate foi estendido aos demais para que tirassem suas dúvidas ou até mesmo trocas de conhecimentos . Ó gestar bom!!! Foram poucos minutos de partilhas de conhecimentos prazerosos.
Vimos que todo argumento tem propósito, seja consciente ou inconsciente, explícito ou implícito, mudar o comportamento do receptor de forma positiva ou negativa, dependendo do interesse do emissor. E que nós professores, diariamente manifestamos esse desejo de persuadir nossos alunos, envolvendo-os na construção das competências, através do processo argumentativo de maneira plausíveis ou concretos de forma persusivas e convencentes.
Ah! o bicho pegou. Porque cada um que quisesse puxar brasa para sua sardinha e daí as produções textuais foram as mais criativas possíveis. Finalizada a apresentação , chegamos ao concenso de que os argumentos não só podem se basear em fatos concretos,como também , aplausíveis que atinjam a vontade e os sentimentos do leitor. E com isso novas oportunidades surgiram para estudarmos outros tipos de argumentos:de autoridade, raciocínio lógico que por sinal, um dos cursistas apresentou slides contendo vários silogismos engraçadíssimos.
No terceiro momento,"TRABALHAMOS COM LITERATURA PARA ADOLESCENTES E AS BOAS FORMAS DE EXPLORARAR A LITERATURA NA ESCOLA."

Creio que essa oficina mexeu muito com a imaginação dos nossos cursistas que se encontravam bastante exaustivos, pois passavam das 14h. Sintam o drama!!! foi uma forma que encontrei de acordá-los, à realidade das práticas pedagógicas dos alunos.
Primeiro passo, alguns nomes de escritores clássicos e modernos contendo alguns títulos de suas respectivas obras, foram colocadas numa folha de cartolina, distriuídas pelo chão.
Segundo passo, os cursistas circularam entre as folhas de cartolinas, fazendo a opção desejada do escritor , sua obra e a série que iriam trabalhar.
Terceiro passo, foi solicitado aos colegas que preparassem uma atividade motivadora, criativa, fugindo um pouco dos estilos tradicionais, a fim de promover conhecimentos a serem trabalhados posteriormente.
Sugestões em respostas aos trabalhos pelos cursistas foram:
*Entrevistas com o escritor;
*Dramatização através de um monólogo;
*Trabalhos ilustrativos;
*Apresentação do resumo da obra através de poemas;
*Etc.

Quarto momento, os colegas resolveram executar as atividades em grupo, e foi tudo de bom o resultado da socialização dos nossos trabalhos, porque foram sugindo outras sugestões...
Conclusão: No final do encontro, avaliamos os trabalhos desenvolvidos, pensando na realidade do aluno, considerando seus conhecimentos sócio comunicativos e os linguísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário