Trabalhamos com oficinas o TP6 cuja temática foi:"ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEMNO PLANO DA ESCRITA E DA ORALIDADE."
             Primeiro momento foi solicitada pela formadora a participação de quatro cursistas, para fazer parte da mesa redonda, colocada no centro da sala, enquanto os demais permaneceram nos  seus  lugares apreciando as colocações que eram feitas sobre: ARGUMENTAÇÃO,PERSUADIR E CONVENCER.( 10min.)
             Em seguida, o debate foi estendido aos demais para que tirassem suas dúvidas ou até mesmo trocas de conhecimentos . Ó gestar bom!!! Foram poucos minutos de partilhas de conhecimentos prazerosos.
             Vimos que todo argumento tem propósito, seja  consciente ou inconsciente, explícito ou implícito, mudar  o comportamento do receptor de forma positiva ou negativa, dependendo do interesse do emissor. E que nós professores, diariamente manifestamos esse desejo de persuadir nossos alunos, envolvendo-os na construção  das competências,  através do processo argumentativo de maneira plausíveis ou concretos de forma  persusivas e convencentes.
             Ah! o bicho pegou. Porque cada um que quisesse puxar brasa para sua sardinha e daí as produções textuais foram  as mais criativas possíveis. Finalizada a apresentação , chegamos ao concenso de que os argumentos não só podem se basear em fatos concretos,como também , aplausíveis que atinjam a vontade e os sentimentos do leitor. E com isso novas  oportunidades surgiram para estudarmos outros tipos de argumentos:de autoridade, raciocínio lógico que por sinal, um dos cursistas apresentou slides contendo vários silogismos engraçadíssimos.
              No terceiro momento,"TRABALHAMOS COM LITERATURA PARA ADOLESCENTES E AS BOAS FORMAS DE EXPLORARAR A LITERATURA NA ESCOLA."
                Creio que essa oficina mexeu muito com  a imaginação dos nossos cursistas que se encontravam bastante exaustivos, pois passavam das 14h. Sintam o drama!!! foi uma forma que encontrei de acordá-los, à realidade das práticas pedagógicas  dos alunos.
                Primeiro passo,  alguns nomes de escritores clássicos e modernos contendo alguns títulos de suas respectivas obras, foram colocadas numa folha de cartolina, distriuídas pelo chão.
                 Segundo passo, os cursistas circularam entre as folhas de cartolinas, fazendo a opção desejada do escritor , sua obra e a série que iriam trabalhar.
                 Terceiro passo, foi solicitado aos colegas que preparassem uma atividade motivadora, criativa,  fugindo um pouco dos estilos tradicionais, a fim de promover conhecimentos a serem trabalhados posteriormente.
                Sugestões em respostas aos trabalhos pelos cursistas foram:
                *Entrevistas com o escritor;
                *Dramatização através de um monólogo;
                *Trabalhos ilustrativos;
                *Apresentação do resumo da obra através de poemas;
                *Etc.
                 Quarto momento, os colegas resolveram executar as atividades em grupo, e foi tudo de bom o resultado da socialização dos nossos trabalhos, porque foram sugindo outras sugestões...
                  Conclusão: No final do encontro, avaliamos os trabalhos desenvolvidos, pensando na realidade do aluno, considerando seus conhecimentos sócio comunicativos e os linguísticos.
AULÃO
ENCONTRO GESTAR II
aulão
encontro gestar II
oficina de CORDEL
Apresentação dos alunos do Fernando Mota
Consolidação da oficina
GÊNERO CORDEL
Oficina: Cordel
auditório do Fernando Mota
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
 
 
 
 
 
 Postagens
Postagens
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário