AULÃO

AULÃO
ENCONTRO GESTAR II

aulão

aulão
encontro gestar II

oficina de CORDEL

oficina de CORDEL
Apresentação dos alunos do Fernando Mota

Consolidação da oficina

Consolidação da oficina
GÊNERO CORDEL

Oficina: Cordel

Oficina: Cordel
auditório do Fernando Mota

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O filme "O CARTEIRO E O POETA"

O Carteiro e o Poeta é um exemplo forte de que a linguagem, como veículo da comunicação , atua de forma tanto construtiva como desconstrutiva na vida dos seus receptores, dependendo do contexto em que foi inserida, que não foi o caso da mensagem remetida através da história contada da vida do poeta-escritor Plabo Neruda e o seu mais recente amigo Mário, um simples homem, ex-pescador que ele o encontrou numa pequena ilha, na Itália, quando asilado.

Pelo contrário, a linguagem foi fruto de inovação e crescimento de novas etapas na vida daquele pescador que sentia-se impotente diante de um cenário desprovido de desemprego, grandes dificuldades vividas pela comunidade ali assistida. Ela devolveu-lhe dignidade e esperança de vida, através das poesias produzidas e declamadas pelo poeta Neruda, as quais eram ouvidas por trás das portas da casa por Mário, quando ia entregar as correspondências vindas do Chile. Aos poucos ele foi sendo transformado, resussitando do seu interior, o outro lado da vida que ele desconhecia, fazendo-o experimentar e resgatar os sentimentos mais profundos, adormecidos.

Com pouco tempo, conheceu uma mulher pela qual se apaixonou, e teve ajuda do amigo cupido Neruda, que entregou a Beatrice um poema escrito por Mário. Logo, em seguida, oficializaram a união com a consagração do nascimento de um filho.

Pena! que o final da história não foi feliz, porque o ex-pescador morreu quando declamava um dos seus poemas no palanque de uma praça.

Portanto a linguagem, através das suas manifestações linguísticas, de forma argumentativa explícita ou implícita tem por finalidade persuadir, convencer as as pessoas a mudarem de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário