AULÃO

AULÃO
ENCONTRO GESTAR II

aulão

aulão
encontro gestar II

oficina de CORDEL

oficina de CORDEL
Apresentação dos alunos do Fernando Mota

Consolidação da oficina

Consolidação da oficina
GÊNERO CORDEL

Oficina: Cordel

Oficina: Cordel
auditório do Fernando Mota

terça-feira, 20 de outubro de 2009

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO GESTAR II

A formação continuada -GESTAR II- irá nos deixar saudades pelos encontros promovidos quinzenalmente com os colegas de trabalho para avaliarmos e reavaliarmos as atividades propostas nos TPS e cadernos de atividades do aluno e do professor os AA.
Momentos como esses, há muito tempo não desfrutávamos, pois somos convocados, no início e meio do semestre, a elaborarmos o cronograma e fazer o planejamento programático, sem haver um trabalho de tamanha seriedade e enriquecimento , como ocorre com o GESTAR, em que socializamos, trocamos os conhecimentos sem estrelismos e prepotência em prol do nosso crescimento. Também bastante apreciados, pelos cursistas, os livros, os cadernos de atividade, o material de apoio de excelente qualidade e elaboração, pois percebemos a seriedade, comprometimento de profissionais competentes, engajados em promover a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem nas escoas públicas, resgatando-o do marasmo em que se encontra.
A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes funciona como um dos núcleos do Gestar. Temos 18 cursistas: sendo dois da própria escolas e os demais de escolas vizinhas, uma vez que no início sofremos repressão por parte de alguns gestores, não consentindo a adesão dos professores à Formação Continuada, sendo ameaçados de corte de ponto.
Bem, confesso que enfrentei uma certa resistência por parte de alguns cursistas em aplicar o "Avançando na Prática", alegando excesso de trabalho por conta de: mais de um vínculo empregatício , preenchimento de cadernetas, avaliações, e mais, cursos promovidos paralelamente deixando o professor dividido, prejudicando o andamento do projeto. Mas apesar de todos esses entraves, tive o privilégio de acompanhar alguns trabalhos socializados pelos alunos na sala de aula.
As atividades foram apresentadas com muita criatividade,domínio de conteúdo, vivenciando as práticas pedagógicas construídas no dia-a-dia através do processamento textual: conhecimento linguístico, conhecimento ilocucional e o conhecimento de mundo trazidas por cada um e socializadas com o grupo -classe, superando as dificuldades de timidez perante um público heterogêneo como: diretor, professores e os próprios colegas. Tanto na linguagem escrita como na oral, registramos o uso de dialetos:regional e popular, caracterizando bem o GÊNERO TEXTUAL-"cordel".
Portanto, os professores que aplicaram tanto o "Avançando na Prática", como as atividades do caderno AAA3 sentiram-se gratificados com os resultados dos alunos, uma vez que todas as atividades didático-pedagógicas provocam nos alunos alguma forma de reflexão na organização do texto sobre o nível de forma linguística e sobre a finalidade do uso dos textos.
Portanto o Gestar está sendo um laboratório em que trocamos experiências prazerosas e enriquecedoras junto aos colegas de trabalhos, na tentativa de discernir caminhos e estabelecer metas para atingirmos nossos objetivos no sentido de construir e edificar os conhecimentos sóciocomunicativos e linguísticos, à fim de promover nossas práticas pedagógicas em sala de aula, despertando e reativando os interesses dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário