A formação continuada -GESTAR II- irá nos deixar saudades pelos encontros promovidos quinzenalmente com os colegas de trabalho para avaliarmos e reavaliarmos as atividades propostas nos TPS e cadernos de atividades do aluno e do professor os AA.
Momentos como esses, há muito tempo não desfrutávamos, pois somos convocados, no início e meio do semestre, a elaborarmos o cronograma e fazer o planejamento programático, sem haver um trabalho de tamanha seriedade e enriquecimento , como ocorre com o GESTAR, em que socializamos, trocamos os conhecimentos sem estrelismos e prepotência em prol do nosso crescimento. Também bastante apreciados, pelos cursistas, os livros, os cadernos de atividade, o material de apoio de excelente qualidade e elaboração, pois percebemos a seriedade, comprometimento de profissionais competentes, engajados em promover a melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem nas escoas públicas, resgatando-o do marasmo em que se encontra.
A Escola Brigadeiro Eduardo Gomes funciona como um dos núcleos do Gestar. Temos 18 cursistas: sendo dois da própria escolas e os demais de escolas vizinhas, uma vez que no início sofremos repressão por parte de alguns gestores, não consentindo a adesão dos professores à Formação Continuada, sendo ameaçados de corte de ponto.
Bem, confesso que enfrentei uma certa resistência por parte de alguns cursistas em aplicar o "Avançando na Prática", alegando excesso de trabalho por conta de: mais de um vínculo empregatício , preenchimento de cadernetas, avaliações, e mais, cursos promovidos paralelamente deixando o professor dividido, prejudicando o andamento do projeto. Mas apesar de todos esses entraves, tive o privilégio de acompanhar alguns trabalhos socializados pelos alunos na sala de aula.
As atividades foram apresentadas com muita criatividade,domínio de conteúdo, vivenciando as práticas pedagógicas construídas no dia-a-dia através do processamento textual: conhecimento linguístico, conhecimento ilocucional e o conhecimento de mundo trazidas por cada um e socializadas com o grupo -classe, superando as dificuldades de timidez perante um público heterogêneo como: diretor, professores e os próprios colegas. Tanto na linguagem escrita como na oral, registramos o uso de dialetos:regional e popular, caracterizando bem o GÊNERO TEXTUAL-"cordel".
Portanto, os professores que aplicaram tanto o "Avançando na Prática", como as atividades do caderno AAA3 sentiram-se gratificados com os resultados dos alunos, uma vez que todas as atividades didático-pedagógicas provocam nos alunos alguma forma de reflexão na organização do texto sobre o nível de forma linguística e sobre a finalidade do uso dos textos.
Portanto o Gestar está sendo um laboratório em que trocamos experiências prazerosas e enriquecedoras junto aos colegas de trabalhos, na tentativa de discernir caminhos e estabelecer metas para atingirmos nossos objetivos no sentido de construir e edificar os conhecimentos sóciocomunicativos e linguísticos, à fim de promover nossas práticas pedagógicas em sala de aula, despertando e reativando os interesses dos nossos alunos.
AULÃO
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oficina de CORDEL
Consolidação da oficina
Oficina: Cordel
terça-feira, 20 de outubro de 2009
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